A 14ª Mostra de cinema intitulada “O amor, a morte e as paixões” começou em 15 de fevereiro e realiza suas últimas sessões na próxima quarta-feira (01) no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A edição deste ano trouxe 70 filmes para os cinéfilos goianos. Assim, as produções variam entre obras nacionais e estrangeiras. 

A programação para os próximos (e últimos) dois dias da 14ª Mostra de Cinema no Centro Cultural Oscar Niemeyer conta com uma seleção de sete filmes em catálogo. Confira abaixo.

Aftersun

Aftersun – Divulgação

O longa retrata a relação fragmentada entre um pai (Calum, interpretado por Paul Mescal) e uma filha (Sophie, interpretada por Frankie Corio). No final da década de 1990, ambos passavam as férias na costa turca. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Enquanto isso, ela acha que tudo é possível com ele. Deste modo, ao assistir a cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento do pai. Após vinte anos, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o Calum, que conheceu como um homem que não conhecia. O filme é dirigido por Charlotte Wells.

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Terça-feira (28) às 15h50 

Holy Spider

Holy Spider – Divulgação

Criada pelo cineasta irano-dinamarquês Ali Abbasi, a narrativa do filme retrata a aterrorizante história real de um dos serial killers mais temidos do Irã, que atuou entre os anos de 2000 e 2001. Saee Hanaei (nterpretado por Mehdi Bajestani), conhecido como “Spider Killer” busca “limpar” a cidade iraniana, Mashhad, da corrupção e imoralidade. Segundo ele, as prostitutas da cidade são as responsáveis por “sujar” a cidade. Isto posto, após o assassino matar 16 mulheres, a jornalista Arezoo Rahimi (interpretada por Zar Amir Ebrahimi) vai para a cidade investigar os assassinatos.

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Terça-feira (28) às 17h45

Sociedade do Medo

Sociedade do medo – Divulgação

Compondo o time de longas nacionais, a obra finaliza uma trilogia de documentários dirigidos pela cineasta Adriana Dutra. O último filme da “Trilogia da Catarse” pauta a sociedade do medo. A partir disso, a diretora realiza entrevistas com personalidades e especialistas. Isto é feito de tal forma que Dutra se debruça sobre a construção da sociedade pela ótica do medo e a presença deste sentimento ao redor do mundo.

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Terça-feira (28) às 20h

Curtas de Goiás da 14ª Mostra de Cinema no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Curtas de Goiás – Divulgação

Nestas sessões estão presentes compilados de curtas produzidos em Goiás. A primeira sessão (Curtas 01) contará com: “A Musa da Filosofia”; “Sete facas Sete Luas Sete Puas” e “Guarde um sonho pra mim”. Já a segunda sessão (Curtas 02) exibirá os curtas “Anomalia”; “Debaixo da Lona”; Buraco Vazio” e “Confaloni”. 

Sessão Curtas 01: Quarta-feira (01) às 16h 

Sessão Curtas 02: Quarta-feira (01) às 19h20

A Baleia

A Baleia – Divulgação

Em A Baleia, o diretor Arren Aronofsky exibe a história de Charlie (interpretado por Brendan Fraser), um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie (interpretada por Sadie Sink). Recluso, ele vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (interpretada por Hong Chau). A partir deste ponto, Charlie buscará se reconectar com a filha e reparar seus erros do passado. Para isso, ele pede para que Ellie vá visitá-lo sem avisar sua mãe e ela aceita, com o única condição de que ele a ajude a reescrever uma redação para a escola.

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Quarta-feira (01) às 17h10

Decisão de Partir

Decisão de Partir – Divulgação

Em Decisão de Partir, Hae-joon (interpretado por Park Hae-il) é o mais jovem inspetor do departamento de polícia de Busan. Nos fins de semana, ele vive em uma cidade litorânea com sua amada esposa, mas durante a semana na cidade ele faz vigias todas as noites, em vez de dormir. Entretanto, sua vida começa a se complicar quando o corpo de um alpinista é encontrado na base de uma montanha. Quando encontra o corpo, surge a dúvida sobre a ocorrência de um acidente ou de um assassinato. Dentro do cenário, a principal suspeita se torna a viúva do homem, Seo-rae (interpretada por Tang Wei), uma bela imigrante chinesa que não parece abalada com a morte do marido. Dirigida por Park Chan-wook, o longa trabalha o romântico, o drama e o humor.

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Quarta-feira (01) às 13h30

Tár

Tár – Divulgação

Para finalizar a Mostra, o longa Tár traz Cate Blanchett em um papel desenhado e pensado para ela pelo diretor Todd Field. Tendo alcançado uma carreira invejável com a qual poucos poderiam sonhar, a renomada maestrina/compositora Lydia Tár (interpretada por Cate Blanchett), a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim, está no topo do mundo. Desta forma, ela lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. A regente também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos na carreira. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar destroem a fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. 

Sessão no Centro Cultural Oscar Niemeyer: Quarta-feira (01) às 20h30