Centros Culturais da capital goiana promovem ações voltadas às artes visuais. Dentre os eventos, você pode conferir desde exposições contemplativas à atividades mão na massa. Veja abaixo a programação.

Centro Cultural Octo Marques

Este Centro Cultural foi criado em homenagem ao pintor Octo Marques, um dos principais artistas plásticos da região. O espaço é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura e abriga duas Galerias de Arte, a Frei Confaloni e a Sebastião dos Reis. Deste modo, o Centro Cultural recebe com frequência exposições artísticas.

A exposição “Out of Context”, do artista visual Pitágoras Lopes, segue em cartaz até a próxima sexta-feira (03). O pintor retrata diferentes seres em um mundo suburbano. As cores fortes e intensas retratam um caráter da realidade em que vivemos hoje. Portanto, vale conferir a perspectiva do autor e seus traços nas mais de 100 obras exibidas no Centro Cultural.

 

Escola de Artes Visuais

Esta outra unidade da Secretaria de Estado da Cultura abre hoje (28) as inscrições para a 5ª edição do “Curso Iniciação à Aquarela (Módulo I). A Escola de Artes Visuais (EAV) fornece este curso de forma totalmente gratuita para jovens e adultos a partir de 18 anos.

São 16 vagas disponíveis com quatro suplentes para cada turma. Assim, a seleção dos classificados será divulgada no dia 06 de março e os suplentes serão divulgados no dia seguinte (07 de março) no site da Secretaria de Estado da Cultura. As aulas começam no dia 08 do mesmo mês de modo presencial das 14h às 16h. O final do curso está previsto para ocorrer em 09 de junho.

A professora Sandra Moreira ministrará as aulas, ela é artista plástica e musicista. Possui experiência com cursos e orientações artísticas promovidos por renomados artistas goianos e de outros estados brasileiros. Além disso, seu currículo conta com exposições nacionais e internacionais com obras contemporâneas em desenho e nanquim; trabalhos em telas com acrílicas, e aquarelas em papel algodão. Sandra Moreira também é advogada, professora pós-graduada e efetiva da EAV.

Apesar das múltiplas habilidades da professora, o curso é focado na introdução ao universo da pintura em aquarela, com exercícios práticos que proporcionará aos iniciados uma autonomia para pintar o que quiser. Assim, o participante poderá se especializar e desenvolver sua arte após o curso.

As inscrições que foram abertas hoje (28) se encerram na próxima sexta-feira (03). Portanto, não perca a chance de se inscrever: preencha a fixa aqui e encaminhe para o e-mail escoladeartesvisuais.secult@goias.gov.br.

A Escola de Artes Visuais funciona no Centro Cultural Octo Marques, situado no Edifício Parthenon Center, na Rua 4, nº 515, Edifício Parthenon Center, Centro.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Além das artes plásticas, Goiânia também conta com o mundo do audiovisual em alta nesta semana. A 14ª Mostra de Cinema “O amor, a morte e as paixões” chega ao seu fim na próxima quarta-feira (01). Apesar disso, ela ainda tem filmes em cartaz. Hoje (28) os filmes exibidos da Mostra são Aftersun, Holy Spider e Sociedade do Medo. Já no último dia (01), as sessões serão de Curtas de Goiás, A Baleia, Decisão de Partir e Tár.

Para adquirir ingressos, acesse este link, selecione a data e o filme desejado. Não perca essa oportunidade. Todos os ingressos estão com o valor de meia-entrada, com o objetivo de amplificar o acesso ao cinema e à cultura.

Além dos filmes em cartaz, no Centro Cultural Oscar Niemeyer você também pode conferir a exposição de 35 anos do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. A exposição “Desvelar o tempo- MAC 35 anos” é uma iniciativa coletiva de valorização do espaço. Deste modo, ela traz um recorte do acervo do MAC-GO e conta com mais de 1200 itens em seu acervo, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos, instalações e vídeos.

As visitas podem ser feitas gratuitamente de segunda a sexta-feira das 09h às 17h.